sábado, 19 de junho de 2010

Técnico em Vestuário, Tecnologo em Vestuário ou Bacharel em modelagem, qual a graduação necessária?????

Pois é , muitos já me fizeram está pergunta, qual a graduação necessária para ser um profissional nesta área?

Pra começar modelagem é um conhecimento constante, temos que estar sempre receptivos a novos metódos, pois é um trabalho de criatividade, muita coisa já foi feita dentro destá área, mas os profissionais sempre estão criando novos métodos.

A alguns anos atrás, bastava ter cursos esporádicos sobre modelagem e conseguia-se emprego e fazer carreira, pois a experiência prática do dia a dia era mais importante, só que hoje a profissão se modernizou e já estamos sentindo as exigências do mercado até para o modelista.

No começo da carreira se você quiser ser modelista, terá que ter pelo menos um curso técnico em vestuário, ou um tecnologo, para poder entrar em uma empresa de médio porte, e aprender e entrar como assistente de modelagem, para você chegar a modelista ainda podemos dar o tempo de mais ou menos 2 anos na função de assistente no mínimo, isso se você durante esses dois anos foi uma assistente e treinou modelagem. Não estamos falando de noções e sim de saber trabalhar e fazer um molde reconhecendo os acabamentos necessários, para poder guiar a costureira piloto com segurança., para só depois se tornar modelista na carteira.

Em empresas de grande porte, hoje já estão selecionando pessoas que tem faculdade de modelagem para as vagas de assistente.

Agora para entrar como modelista, em uma empresa de grande porte, quem já tem prática na área, é exigido no míninimo 3 anos de experiência , cursos de especializações, técnico em vestuário e se possível a faculdade de modelagem, pois já existem muitos profissionais já graduados com bachareis em modelagem pelo senac - moda, então dentre profissionais que já tem experiência, você não iria querer perder a vaga, para uma pessoa que tem a mesma experiência que você só que a diferença é que ela tem o estudo. Ninguém é obrigado necessáriamente a estudar mais hoje temos que tomar conciência que a área de modelagem se profissionalizou e os modelistas mais velhos e com experiência tem que acompanhar a evolução, pois hoje se contrata assistentes com graduação pelo senac- moda, eles não saem da faculdade sabendo tudo mais com certeza vão aprender em 4 ou 5 anos aquilo que levamos quinze para aprender, pois eles já tem o conhecimento teórico.

Não adianta partir para o lado de não ensinar nada, pois todos precisamos um do outro, e temos que lembrar que se aprendemos alguma coisa foi por que outros com mais experiência nos ensinaram.

Ninguém toma o lugar de ninguém, a espaço para todos , que queiram melhorar e aprender sempre!!!!! e nunca deixam de se aperfeiçoar!!!!!

Como moro em São Paulo, só posso indica os cursos daqui, os mais conhecidos são os do SENAC- MODA (BACHAREL EM MODELAGEM - PELA ESMOD), E TAMBÉM ALGUNS CURSOS NA ÁREA , COMO MODELAGEM, COSTURA, ACABAMENTO, MOULAGE, .

E TAMBÉM O SENAI -SP (ENGº ADRIANO JOSÉ MARCHINI), AONDE TEMOS A FACULDADE QUE MINISTRA O CURSO DE TECNÓLOGO EM VESTUÁRIO E TAMBÉM O CURSO TÉCNICO DE 2º GRAU EM VESTUÁRIO, TEM TAMBÉM O SENAI CETIQ, NO RIO MAS NÃO TENHO MUITO CONHECIMENTO SOBRE O CURSO.

Não estou também dizendo que se não tiver técnico ou tecnólogo, não vai trabalhar, quero deixar claro que está situação é a de São Paulo, aonde as pessoas tem acesso ao estudo, em outras regiões do Brasil, aonde não existem tantos cursos claro que é valido e reconhecido , o que o profissional tiver acesso, mas independente de qualquer motivo, procurem sempre estudar e se aperfeiçoar sempre, pois hoje temos uma ferramenta importante que é a internete aonde podemos chegar a qualquer lugar do brasil e do mundo através do computador!!!

Espero que mais uma vez tenha esclarecido alguma dúvida!!!!

Um comentário:

  1. Obrigada! Sou professora de português para estrangeiros. Uma aluna minha, que fala espanhol, queria saber como dizer em português o que ela estuda, me explicou que estudava para fazer moldes de roupa, não era moda, nem costura. Eu disse que ia pesquisar, eu também não sabia. Entendi, com a sua explicação, que existe uma formação de bacharel em modelagem, acho que é isso não? Pensei que podería ser também corte e costura, porque desconhecia a faculdade de modelagem. O que você acha?
    Muito obrigadaaa!!!

    ResponderExcluir