sábado, 19 de junho de 2010

graduação ou gradação????????

o termo graduação sempre foi usado para designar ampliação e redução de moldes, mas de uns tempos para cá, o termo mudou para gradação, adotado pelas grandes instituições que ensinam modelagem exemplo o Senac, a explicação seria que graduação vem de grau e gradação vem de grade( que seria grade de tamanhos), para mim reconheço que no começo foi difícil de aceitar, pois você passa anos e anos se dedicando a aprender uma coisa, e aceitar que o nome mudou ficava difícil, mas fui me adaptando e pensando bem acho que a explicação faz todo sentido, hoje já pode-se se dizer que seria uma atualização e para o modelista, pois independente do nome você tem aprender a reduzir e ampliar corretamente. Deixei este comentário pois é a minha opinião e também porque sei que muitos ainda não ouviram falar sobre o assunto. Então reflitam e tirem suas próprias conclusões!!!!bjsssss............................espero que a informação tenha sido útil.............................................e boa gradação para todos!!!!!!!

9 comentários:

  1. Muito legal! Tirou uma dúvida! Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Sim. Eu fui a precursora dessa palavra na moda. E falo com meus alunos desde1994.

    Bj Elis

    ResponderExcluir
  3. Vamos falar corretamente!! Entenda o termo.

    ResponderExcluir
  4. Vamos falar corretamente!! Entenda o termo.

    ResponderExcluir
  5. Mas está errado o têrmo gradação, visto que se refere a figura de linguagem. Graduação se refere a aumento ou diminuição em graus ou medidas, enquanto que gradação se refere a aumentar ou diminuir em palavras. Desta forma eu sempre rejeitei gradação como correto na modelagem. Não mudo meu vocabulário por esta ou aquela escola estar utilizando, visto que, como esta, existem muitas coisas erradas que são ensinadas como certas.

    ResponderExcluir
  6. O termo gradação, empregado como forma de escala está completamente errado! Mais errado ainda seria associar a semântica de "grade" com "gradação", pois o substantivo empregado para grade seria "gradeação"! Porém visto que na modelagem não tratamos de uma grade como objeto e sim de uma escala numérica, separa por uma grade organizacional, o mais correto seria continuar empregando as palavras "graduar" e "gradação". Antes de terem substituído o termo, seria sensato por parte das instituições procurarem especialistas em línguas para verificar sobre a valia de seu uso.

    ResponderExcluir
  7. Errata (erro de digitação): (...) o mais correto seria continuar empregando as palavras "graduar" e "graduação".

    ResponderExcluir
  8. Amei! Realmente, de meu ponto de vista faz todo sentido. Agora só faço GRADAÇÃO 👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir