sábado, 19 de junho de 2010

Método de Corte Centesimal!!!!!!


Chegou em minhas mãos um livrinho super interessante , editado acho que na década de 50 em minas gerais, e repassado por algumas escolas em São Paulo, se alguém conhecer me desculpe por não saber a data certa mas no livro não consta, é um método de modelagem plana. Como vocês já sabem eu apenas coloco a capa para vocês poderem procurar no mercado, mas não posso mandar cópia, pois não tenho este direito por lei.

RAZÃO DO TÍTULO - O Método de Corte Centesimal, a autora é Carmen de Andrade Melo Silva, intitula-se "Centesimal" porque as principais medidas, para o traçado de moldes, são tomadas em "unidades", ou módulos, que correspondem à centésima parte da unidade principal.

Utencilios:

Vou começar do n*2 pois o nº1 é pertinente somente a época do curso

2- Para rapidez e perfeição do ensino e dos traçados, principalmente para ensino em grupos, é recomendável que as professoras possuam, ainda: mesas de tampo sem verniz, com o mínimo de 90x60cm, para ensino individual, ou de 180x60cm , para uso de três alunas; quadro-negro, ponteiro, esquadro em T, esquadro especial (combindo com curva parabólica), de mais de 40cm, flanelógrafo, giz branco e de côr, etc...

3 - Os círculos podem ser traçados com o auxílio de um barbante fino, ao qual se prende um lápis em uma das extremidades, fixando-se a outra no centro prèviamente marcado. As cavas, golas e, de modo geral as curvas de concordância, devem ser traçadas com a curva francesa ou com a parte em curva parabólica do esquadro.

4- As linhas dos retângulos de base devem ser traçadas com a maior precisão possível.Réguas ou esquadros defeituosos podem resultar em graves alterações nos moldes e, portanto, perda de tempo ou, até mesmo, de fazenda. Verifica-se o perfeito esquadrejamento de um retângulo de base, medindo-se as suas diagonais, que devem ser iguais.

5 - Confere-se a perfeita retidão de uma régua por dois modos simples. Um consiste em se prender, com os dedos, um fio de linha nos extremos da face em exame: o fio deve tocá-la em toda a extensão. Outro consiste em se passar, sobre um papel, um traço fino de lápis contra a face que se deseja experimentar, muda-se, em seguida, a régua para o lado oposto, fazendo-se com que os seus extremos coincidam com a linha já traçada, passando-se, então, novo traço:quando as duas linhas se confundirem em toda a extensão, a régua pode ser considerada boa. Convém repetir a operação na face oposta.

6 - Verifica-se a perfeição de um esquadro, isto é, se os seus dois lados são rigorosamente perpendiculares, aplicando-se o lado menor a uma régua já aferida, passando-se, sobre o papel, um traço fino de lápis contra o lado maior, em seguida, firmando-se bem régua, muda-se o esquadro para o lado oposto, dando-se um novo traço: se as duas linhas coincidirem em toda a extensão, o equadro pode ser considerado bom.

7 - No caso da aferição demonstrar que a régua ou esquadro estão defeituosos, é necessário que sejam "retificados". Para tal fim, passa-se a face que se deseja acertar, contra uma lixa para madeira, de nº 0 ou 00, distendida sobre uma superficie plana, como a do tampo de uma mesa.

8 - Convém repetir a aferição e retificação periodicamente, porque a umidade, o calor, o frio e o próprio uso podem produzir empenos, desalinhamentos e outros defeitos, nos utensílios referidos. Trabalhar com utensílios perfeitos evita êrros e torna agradável o serviço.

UMA BOA FERRAMENTA FAZ O BOM PRODUTO.


Obs:As informações transcritas acima são cópiadas do método na integra, então se alguém tiver alguma dúvida me escreva que vamos tentar esclarecer, pois toda está informação foi escrita á muito tempo, e talvez a linguagem possa confundir um pouco.

Reforço que as informações foram tiradas do livro Método de Corte Centesimal, escrito por Carmen de Andrade Melo Silva.

5 comentários:

  1. hoje descobri que ainda existe o metodo centesimal ,fiz o curso a 50 anos já fiz muita costura, hoje mostrando o livro para uma amiga inventei de olhar na internet e descobri que ate hoje ainda ensinam este metodo . Tenho o meu livro assinado pela Dona Carmem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (Nome do Site)Está com dificuldades em encontrar moldes de roupas?

      Quer aprender a Cortar, Costurar e Modelar?

      Acesse nosso link Totalmente seguro de nosso site:
      http://bit.ly/queraprenderacortarcosturaremodelarmelhorcurso

      Excluir
  2. Olá,Tudo Bom?Está com dificuldades em encontrar moldes de roupas?
    Quer aprender a Cortar, Costurar e Modelar?
    Acesse nosso link Totalmente seguro de nosso site:http://bit.ly/queraprenderacortarcosturaremodelarmelhorcurso

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde onde posso comprar o livro e quanto custa

    ResponderExcluir