quarta-feira, 1 de setembro de 2010

DICAS SOBRE MODELAGEM FREE LANCE!!!!!!!

Muitos modelistas no início de carreira tem inúmeras dúvidas sobre modelagem free lance. Vamos explanar algumas delas.

1 - Se você não conhece bem seu cliente, ou for a primeira vez que trabalha com ele, sempre combine, de receber ao entregar o molde, e também que faz no máximo 3 consertos, se precisar fazer mais por mudança de modelo por parte do fornecedor, tem que pagar de novo, ou combinar uma porcetagem do valor total.

2- Tente fazer um trabalho limpo sem muita cola, se for manual letra bem legível, e cumprir rigorosamente os prazos, pois muitas vezes seu cliente faz para outras empresas e ele também tem prazos (nem que você em algum momento tenha que virar uma noite, sem dormir mas não deixe de cumprir o prazo).

3- Quandor pegar o serviço, e precisar piloto pronta e você tiver como pilotar, lembre-se de cobrar os modelos já incluso o preço da piloto (uma piloto de tecido plano está na faixa de 40 reais a pilotagem de uma ótima costureira)

4 - Não supervalorize seu preço, pois hoje temos muito mais modelistas no mercado, mas trabalhe com o preço de mercado e mesmo quando o cliente achar que está caro a modelagem, lembre a ele que o molde que você vende a ele, pode ser cortado 10.000 vezes, de uma só vez, então o preço é valido, não deixe se desvalorizar.

PREÇOS SOMENTE PARA MODELAR:

-REGATA BÁSICA - A PARTIR DE $50,00
-CAMISA, SHORTS, SAIAS, VESTIDOS- A PARTIR DE $80,00
-CALÇA DE ALFAIATARIA, CALÇA JEANS - A PARTIR DE $100,00
-CASACOS E BLAZERS - A PARTIR DE $120,00
-VESTIDOS DE FESTA - A PARTIR DE $150,00

Os preços valem para masculino, feminino e infantil, baseiam-se no valor médio
de mercado, valores estes que eu mesma adoto, claro que existem free lance muito mais caros, mas cada cliente avalia, como quer se acha que vale a pena paga, posso dizer que muito poucos hoje estão dispostos a pagar muito caro.

Claro que quem cobra mais é quem tem mais experiência, e modelagem praticamente garantida na primeira peça, a clientes para todos.

Mas o free lance, é um modo que você tem de se aperfeiçoar e testar seus conhecimentos.

Espero que tenha esclarecido algumas dúvidas, como sempre digo, as informações postadas são fruto de uma experiência sólida de mais de 15 anos nesta área onde ainda continuo atuando, por isso todas as informações, não só são verdadeiras na prática, como são usadas por mim, não cobro muito pois acho que os valores justos são estes acima, na maioria das vezes, os meus trabalhos, não precisam de correção, tenho amigos muito bons também que cobram bem mais, por um free lance, mas como disse isso é opinião e temos cliente para todos.

A tabela é para quem ainda não tinha idéia de como e quanto cobrar.

Há já ia me esquecendo, se for ampliar o molde, cobre no minímo $10,00 por tamanho.

ex: 34=$10,00/ 36= $10,00/ 38=$10,00/ 40=$10,00 etc...

Bjs.Elisangela!!!!!

53 comentários:

  1. Olá Elisangêla!

    Adorei o seu blog, e me foi muito útil... Estou começando agora a modelagem, e estava procurando noções de valores para poder cobrar!
    Me ajudou bastante!

    Gostaria de saber onde dá as aulas. No momento estou fazendo Design de Moda tenho noção de modelagem pela faculdade, mas gostaria muito de fazer um curso só de modelagem.

    Poderia me passar por email mesmo o custo e o local?!
    raquel.sacomani@gmail.com

    E visite o meu blog (direcionado para Personal Stylist).

    Bjos e aguardo retorno

    ResponderExcluir
  2. oi, meu nome é Fabio Folchini
    adorei o seu blog, estava precisando muito ter noções de preços.
    tenho alguns trabalhos de peças que não são muito elaboradas como coletes e sainhas de malha
    que são vendidas no brás em São Paulo e gostaria de saber se essa tabela também se aplica a estes modelos.
    gostaria de saber também se você ainda ministra aulas de modelagem, pois tenho muita experiencia em CAD (audaces) para ampliação e encaixe mais não possuo muita pratica com moldes manuais.
    fiz um curso de modelagem mais não foi muito legal, não aprendi muito, faço a modelagem apenas com a noção de molde que eu tenho.
    se você não der aulas de modelagem, pode me indicar um lugar onde eu possa aprender mesmo sem ser apenas modelagens básicas?
    parabéns pelo blog e sou seu novo seguidor.
    vou indicar e salvar nos favoritos.

    meu e-mail ffolchini@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. oi, meu nome é zilmar algum tempo visito seu blog, e gosto muito das suas dicas e gostei muito de vc ter postado sua tabela pena que aqui no ES, o preço estar abaixo mas quem sabe um dia nós chegamos lá, mesmo assim dá pra ter uma noção.Sou sua nova sequidora assim que puder dê uma olhadinha no meu blog.
    marmerlo-es.blogspot.com
    Sempre que posso posto alguma coisa interessante, a maioria trabalhos que eu mesma criei. BJSS.

    ResponderExcluir
  4. Olá, achei essas dicas muito boas. Era o que eu precisava para conhecer melhor a área. Fiz modelagem feminina básica pelo Senac e agora estou me matriculando pelo Senai em modelagem de roupa íntima. Estou meio na duvida sobre esse segmento. Poderia me dar uma dica sobre os cursos que o mercado exige mais. Parabéns pelo blog!! Thamyris.

    ResponderExcluir
  5. Estou fazendo curso de corte e costura, mas me interesso muito pela área de modelagem. Obrigada por compartilhar o seu conhecimento.

    http://iniciantenacostura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post! Tenho 19 anos, participei da olimpiada de conhecimentos do senai e tive muita oportunidade de emprego mas passei na ufrpe e não pude pegar nenhum. Agora comecei com uns trabalhos free lance de modelagem e não tinha idéia da media de preços, recebia o que eles diziam, AJUDOU BASTANTE.
    Obrigada, viu? beijos!

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia, terminei de fazer modelagem de roupas pelo Senai, agora tenho que fazer adaptação dos moldes, só que o horário do senai e muito puxado e estou sem tempo, vc dá aula particular só de adptação? gostaria de saber, meu e-mail dilma.pv@hotmail.com, fico aguardando uma resposta sua. Obrigada

    ResponderExcluir
  8. tenho uma empresa de private label(camisa, jeans e malharia masculina e feminina, estou buscando um modelista/piloteira que queira montar uma parceria.
    estou localizado na zona norte-casa verde-sp.
    dou toda a estrutura local, telefone, internet, software audaces, plotter, digitalizadora.
    é necessario que tenha interesse de prestar serviço no local.

    ResponderExcluir
  9. faco modelagem free lance e pilotagem. somos especializados em bikinis. asmodistas123@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Ola, adorei a materia... Su modelista e moro na Italia tava procurando mesmo saber como sao os preços no Brasil para modelagem, obrigado foi muito util...
    http://costurandoerecriando.blogspot.it/

    ResponderExcluir
  11. Olá, adorei seu blog...

    Estou começando a trabalhar como free lancer, e vou desenvolver uma coleção de inverno infantil, mas para malha, peças simples... estes preços se aplicam ao tipo de modelagem que estou fazendo?

    Fico no aguardo de uma resposta...
    Meu email: neide_b@hotmail.com

    Obrigada e parabéns pelo blog.

    Bjo

    ResponderExcluir
  12. Ola! Adorei as dicas de modelagem free lance. Trabalho com esse serviço há algum tempo e tenho muita satisfação pois não fico enferrujada rs. Faço de moda feminina a roupas para bichos de pelúcia.
    meu blog e modelistafreelance.wordpress.com/

    Obg!

    ResponderExcluir
  13. Eu Fiz minha primeira modelagem essa semana como free lancer,e não sabia quanto cobrar,gradeço o esclarecimento..Muito bom!!!

    ResponderExcluir
  14. Ola adorei SA er os valores como cobrar tenho modelagem corte costura mas gostaria de saber qual curso de modelagem pra ser uma proficional qualificada no mercado da moda fazer coleções td mas obrigada aguardo respost

    ResponderExcluir
  15. Bom dia! Faço todo tipo de modelagem, trabalho com freelance, caso haja interesse estou à disposição. Desde ja obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia!

    Eu fiz curso com a Modele e recomendo muito!

    O site deles é www.modeleconsultoria.com.br e o tel é 31 99390 2899

    abs

    ResponderExcluir
  17. Já estamos em 2016 os valores ainda continuam os mesmo?

    ResponderExcluir
  18. Poderia me passar tabela atualizada para 2016?

    ResponderExcluir
  19. Também gostaria de atualização dos preços para 2016.Apesar de na prática o povo ainda achar caro mesmo com preços ultrapassados.Mas gostaria de ter uma base de preços para poder argumentar.Mas de antemão suas informações foram úteis.Tbm gostaria de saber qto posso cobrar p dar aulas particulares em casa.

    ResponderExcluir
  20. Oi,gostaria de saber quanto posso cobrar por hora,para dar aulas de modelagem?

    ResponderExcluir
  21. Sou Ana paula modelista desde 97 tenho meu ateliê de costura por encomenda também faço free de modelagem a verdade é que está bem escasso as vagas de modelista free.concordo com vc o seu preço é o mesmo que cobro por modelagens ou por dia 400 pois também monto a peça se necessário é faço em todos os segmentos malharia tecidos planos alfaitaria e jeans amo modelar so que temos que sempre os aperfeiçoar ja que quase todas por ai pedem vivências com audaces cheguei a fazer pelo Senai uma ferramenta ótima so que num dão muita chance de não tivermos prática desvalorizam um pouco a nossa experiência se esquecem que a experiência manual e o começo e o computador pode parar a gente nunca não fica aqui meio que meu desabafo anapaulaisa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Sou Ana paula modelista desde 97 tenho meu ateliê de costura por encomenda também faço free de modelagem a verdade é que está bem escasso as vagas de modelista free.concordo com vc o seu preço é o mesmo que cobro por modelagens ou por dia 400 pois também monto a peça se necessário é faço em todos os segmentos malharia tecidos planos alfaitaria e jeans amo modelar so que temos que sempre os aperfeiçoar ja que quase todas por ai pedem vivências com audaces cheguei a fazer pelo Senai uma ferramenta ótima so que num dão muita chance de não tivermos prática desvalorizam um pouco a nossa experiência se esquecem que a experiência manual e o começo e o computador pode parar a gente nunca não fica aqui meio que meu desabafo anapaulaisa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Olá, meu nome é Bárbara e estava precisando muito ter noções de valores, portanto suas informações me me ajudaram muito, obrigada. Gostaria de te perguntar o valor por peça piloto? Desde já lhe agradeço.

    ResponderExcluir
  24. Gostaria de saber quanto devo cobrar por uma peça piloto de short saia infantil?

    ResponderExcluir
  25. Olá
    Gostaria de saber se vcs faz modelagem de cuecas boxer de tecido - estilo italiano. Contato luacrippa@hotmailcom

    ResponderExcluir
  26. Amei as dicas.
    Em que material fazemos?
    Peguei encomenda pra enviar via correio. Papel pardo fica muito fraco?

    ResponderExcluir
  27. Sonia Chaves 20 d Outubro 2017 Olá gostaria de saber se o preço é por tamanho e hoje os preços mudaram muito

    ResponderExcluir
  28. Olá eu gostaria de uma nova tabela para que eu possa ter como base para iniciar meu trabalho já que estamos em 2018 os preços se afetarão. E da peça piloto tbm.grata..lindamararibeiro2011@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. Retificação já que os preços se alteraram

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Ola, era exatamente o que eu estava precisando para hoje, porém, vi q e de 2010. Teria como me enviar atualizações p modelagem e peça piloto? Magaliss@hotmail.com
    Desde já agradeço imensamente.
    Rita

    ResponderExcluir
  32. Adorei as dicas, estou iniciando agr e pra mim foi de grande valia, fico muito agradecida

    ResponderExcluir
  33. Oi Elisângela, td bom?

    Esses valores incluem só um tamanho, ou a numeração toda.
    Aguardo resposta.
    Meu e-mail abgail39@gmail.com

    ResponderExcluir
  34. Oiii sou modelista free ha 20 anos tenho atelier em belo horizonte quem estiver precisando de moldes?estamos ai Pena que nossa profissao e muito desvalorizada queria mais reconhecimento.

    ResponderExcluir
  35. Boa noite!
    Eu amo modelagem más trabalho com estofados ae imagino que os preços mudam um pouco
    Ou não?

    ResponderExcluir
  36. Oi Eli,tudo bem?gostei muito das dicas que você deu sobre,modelagens free lance,dos preços,quero trabalhar como freelance mais não tenho ideia de preço,Você poderia ajuda, me passando está tabela atualizada por favor.Desde ja te agradeço beijos saudades

    ResponderExcluir
  37. Olá Elizangela.Estava precisando mesmo saber sobre valores de modelagem. Mas esses preços estão defasados, não?
    Ficarei muito grata se responder-me. Bjssss.

    ResponderExcluir
  38. Adorei me ajudou muito sou modelista e não sabia como cobrar valeu Deus abençoe

    ResponderExcluir
  39. Gostei muito de toda essa dica,a parti de hoje vou rever meus preços,pois faço modelagem qualquer uma,monto qualquer peça,tenho uma salinha de costura e amo muito o que faço,mais na hora de dá preço fico com vergonha e quando falo ainda pergunto se está bom.obrigado.

    ResponderExcluir
  40. Adorei as dicas. Como faço para acompanhar mais dicas de modelagem fre lance. Abraços

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde gostaria de saber se alguem faz modelagem de bonés, comecei a pouco tempo preciso aprender a fechar cada peça, se alguem tiver a informação de curso muito obrigado, e se estiverem precisamdo de modelista tambem estamos a disposição. foscoculturaderua684@gmail.com
    011948170714 Cesar

    ResponderExcluir
  42. Gostei muito das dicas,pode me mandar a tabela atualizada se houver,desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  43. Adorei as dicas, você pode me mandar a tabela atualizada, pois tenho que dar a resposta para um cliente. Eu te agradeço desde já.

    ResponderExcluir