sábado, 25 de setembro de 2010

UMA PESQUISA PESSOAL SOBRE A HISTÓRIA DA GRADAÇÃO NA MODELAGEM INDUSTRIAL

Olá a todos os amigos, um reporter de uma revista me fez uma perfunta sobre a história da modelagem industrial, fiz uma pesquisa e agora repasso a vocês as informações obtidas.

Não sei se um dia vai ser lançada, mas independente disto, acho que a pesquisa ficou bem interessante, e como sempre espero que ajude a acrescentar um pouco mais a todos que acessam e gostam do assunto modelagem.

"UMA PESQUISA PESSOAL SOBRE A HISTÓRIA DA GRADAÇÃO NA MODELAGEM INDUSTRIAL"

Embora haja muitas lacunas na história da graduação de roupas conforme análise da história podemos, concluir que, as tabelas de medidas e padronização começaram com a Revolução Industrial a partir da metade do século XVIII. Entre as 1ª invenções da Revolução Industrial se destacam a máquina de fiar (1767), o bastidor hidráulico (1769), e a máquina de fiar híbrida
combinação de máquina de fiar com o bastidor hidráulico (1779). Estas máquinas marcaram o ínicio da Revolução Industrial.
No caso da máquina de costura a idéia de costurar com uma ferramenta que não fosse manual, surgiu no ano de 1766 e passou muito tempo desapercebida. Inúmeros inventores desenvolveram projetos e patentearam novos modelos de m´quinas de costura, porém nenhum deles era prático.
Em 1850, o sr.Isaac Merrit Singer (mecânico, ator e invento), conheceu na oficina do sr.Orson Phelps, uma máquina de costura. Ao análisar cuidadosamente seu funcionamento, sugeriu modificações que revolucionaram sua fabricação. Em onze dias, estava pronta a primeira máquina de costura realmente eficiênte. Singer solicitou patente em 1851 e continuou a melhorar sua máquina até sua morte em 1875, aos 63 anos. Lembramos que quando fundou a Singer em 1851, ele enfrentou graves problemas pois as pessoas da época, ainda não acreditavam que a máquina funcionava corretamente, como já falei, as pessoas ainda não trabalhavam com padrões de tamanho e estavam saindo da costura manual, embora os alfaiates e costureiras sobre medida, ainda resistiram por um bom tempo a introdução da máquina de costura, pois como foi citado acima a corte dos reis no Século XVIII, já existiam inventos rudimentares que costuravam mas não eram produtivos, então a maioria trabalhava manualmente por ser mais rápido, por isso o processo já era tido como ineficiente, mas aos poucos, Singer mostrou que desta vez funcionária e com persistência foi ganhando espaço e credibilidade.
E com a Revolução Industrial, a máquina de costura aos poucos foi se integrando nos costumes da população primeiramente das mais humildes, que tendo que sair para trabalhar e não tendo tempo nem dinheiro para vestir roupas sobre medidas, acabavam aderindo as roupas mais simples feitas por produção, e com o tempo e obviedade e aperfeiçoamento do processo, liderado por Singer, todas as classes se renderam ao novo invento.
E toda a padronização de tamanhos começou realmente aí, a partir da industrialização e comercialização de roupas em larga escala, foram obrigados a pilotar tamanhos básicos e seguirem para ampliar e reduzir para servir a mais pessoas, pois até aquele momento da história passando, por romanos egipicios aonde as roupas eram largas e presas por cintos e no século XVIII, aonde as roupas eram feitas sob medida não era preciso se usar tabela pois a roupa era feita com medidas do corpo de cada pessoa, e quando se produzia em maior escala era larga de um só tamanho que servia para várias pessoas, podem até existir registros mas não encontrei nada que se refere a uma tabela de ampliação e redução antes da Revolução Industrial.
O manequim 38, são medidas para confecção de uma peças piloto, piloto é a primeira peça confeccionada a partir do desenho do estilista.
Por que tamanho 38?
Porque o manequim 38 é uma médida para as confecções pois a maioria tem público alvo de 13 á 45 anos, e as pessoas nesta larga faixa de idade, pelo menos a maioria usam roupas parecidad, tanto clássica, sport , jeanswear, etc...
As pessoas com idade acima de 45 e abaixo de 13 anos, lógico que podem usar este tipo de roupas mas já estão em padrões especifícos, como até os 13 anos a maioria se encaixa em infantil e infanto juvenil, e depois dos 45 normalmente com o ganho de peso e gostos mais sérios, as roupas já são especificas para está idade.
Lembrando que isso é uma média de experiência e observação de uma pessoa que trabalha a algum tempo na área.

Medidas básicas para tam.38, circunferência do corpo:

-busto 90
-cintuta 70
-quadril 96

Variando pouca coisa de confecção para confecção, e algumas usam estas medidas de 38 mas colocam a etiqueta 36, para que a cliente se sinta menor.
A norma que regulamenta este tipo de processo é a NBR13377 de 1995, que serve apenas como referência, com carater informativo, pois não é uma lei, por isso tanta diferença entre as confecções , pois como sabem que não vão ser penalizadas não seguem rigorosamente a norma.
A unidade de medida de gradação de tamanhos e a tabela numérica para 36,38,40,42,44,46,48,etc..., e alpha numérica para PP, P, M, G, GG, etc...


A pesquisa foi baseada em:
www.fahionbubbles.com/2007/revolução-industrial-e-industrialização-do-vestuário.
(toda a história da revolução indústrial)
www.colegiosãofrancisco.com.br/alfa/revolução-industrial/revolução-industrial-5....
http://singererechim.tripod.com/ide9.html
GRADAÇÃO OU GRADUAÇÃO (http://modelagem.blog.dada.nete/categorie/23364-298K)




Abraços a todos os amigos que acessam elisangela !!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário